sexta-feira, 14 de março de 2014

Desenhos, desenhinhos, trabalhões...

Olá pessoinhas o/

Você desenha, meu caro leitor? Eu amo desenhar. Tem épocas em que não estou disposta a ler tanto, é a época em que eu mais desenho. Por que? Porque não estou lendo o tanto que costumo ler. Simples assim. Embora isso não signifique eu não desenhe na época em que leio muito.
Mas esse post não é para falar sobre o quão esquisita eu consigo ser, e sim sobre uma das minhas paixões: Desenhar.



Eu não tenho o costume de colorir meus desenhos. Alguém aí tem? Como eu não tenho prática com sombras e luz, eu tenho medo de acabar com o desenho todo. Eu também não acho que desenho bem, sou mediana. Nem "Uou, que desenho lindo!", nem "Que desenho ruim. Seu traço é terrível! ".

Que tal falar um pouco dos desafios de ser uma desenhista pobre? Um deles, é o dinheiro para o material.

"Você pode desenhar com qualquer lápis/grafite"

Sim. Mas isso não significa que o desenho sairá tão bom quanto sairia com certos materiais. Por exemplo: Eu não tenho aquele bege rosado - Que eu, a minha vida inteira chamei de cor-de-pele e ninguém reclamava mas, um tempinho atrás eu falei que não o tinha e começaram os mimis de "Ah, você é preconceituosa." Porra. Passei a vida toda chamando essa porcaria de cor-de-pele. Agora que vêm reclamar? - nem lápis bons que a ponta não quebra a cada 30 segundos, ou mesmo uma caneta nanquim. Você já viu o preço de uma? As recarregáveis então... O preço é de chorar.  Eu não vou nem falar do preço de um caderno de desenho, nem o de uma resma de papel mais grosso.

E encontrar bons materiais? Vish, aí é que fica difícil mesmo. Mas nada que uma boa pesquisa, economia e, caso você esteja disposto(a) de pagar frete, uma busca na net, não resolvam. Por que, cara, é melhor desembolsar uma quantia um pouco mais alta em algo que vai durar, do que ter pagar menos por algo que não dura e nem é tão bom assim. Além disso, você tem que ver o que é mais confortável para você. Tem gente que investe em lápis F, H, 2B, 4B, 6B... Mas, no fim, a chance de usar todos é pequena. Por que a pessoa acaba se acostumando só com um ou dois.

Sim, lápis tem "numeração". Os lápis H costumam ser mais duros, tem um traço mais claro, fino e deixa um sulco no papel. Eles também podem ser acompanhados de um número, de 2-9, sendo o H sozinho o 1. Quanto maior o número, mais duro será o lápis. Tem o B, que são mais macios, tem um traço mais escuro e grosso. Ao contrário do H, quanto maior o número, mais macio será o traço. Entre esses dois grupos, tem os lápis F e HB, que estão no meio: Nem tão duros, nem tão moles.

Beleza, você é somente um novato. Do que você precisa? Quatro coisas: Treino, lápis/grafite, papel e borracha. Você pode ter um talento pra isso, como também pode precisar de ajuda. Aí é que a internet entra de novo na vida do desenhista, caso você não tenha aquele amigo que desenha bem pra caramba, não esteja disposto a desembolsar dinheiro em curso, ou naquela revista que dá umas dicas marotas. Conhece uma coisa chamada "youtube"? Então. Ele vai te ajudar.

Eu gosto muito dos tutoriais dos gringos, mas devem existir bons tutoriais (agora) em português. É que na época em que eu comecei a me empenhar mesmo nisso, não achei tutoriais tão bons assim. Eu vou deixar dois links de canais em inglês, mas será no final do post. Quanto aos tutoriais em português, é só pesquisar no google, ou no próprio youtube.

Então, você começou. Está vendo tutoriais e agora planeja comprar outros materiais. Sabe aquela história de "Não se vê a marca"? Mentira. Cara, você VAI olhar a marca. Nem vem dizer que não, que eu sei que você vai. Normalmente, não dá pra se dar a esse luxo, mas... Tenta comprar pela internet. Eu sei, o frete. Mas se você está desesperado (E eu acredito que esteja), compre pela net. O segredo é: Se for comprar, tente comprar tudo de uma vez e, se um amigo seu for fazer compra no mesmo site, dividam o frete.

Então, agora os links.

Mark Crilley. Autor de Miki Falls e outros mangás, esse cara é o cara. Ele tem mais de um fucking milhão e meio de inscritos no seu canal do youtube e 344 vídeos até a data em que estou escrevendo este post (14-15/03/2014). Eu gosto muito do traço dele, e admito que ele me influenciou muito.

Debby Arts. Eu não posso dizer muito dela, já que encontrei seu canal hoje. Mas, se ela está aqui, é porque tem um motivo. E eu vou explicá-lo. O traço dela é lindo, e os tutoriais de como desenhar cabelos são legais, apesar de ela não narrá-los. Parecem com os "Drawing Time Lapse" do Mark, só que mais lentos. Ah, ela não faz só vídeos de como desenhar. Tem outros lá, embora eu não veja esses (ainda).


É isso pessoal, e até o próximo post o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário