domingo, 15 de dezembro de 2013

Eu vi (E li!): Jogos Vorazes: Em Chamas



Título: Jogos Vorazes: Em Chamas.
Título original: The Hunger Games: Catching Fire
Ano: 2013
Diretor: Francis Lawrence
Sinopse: "
Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem."


Fonte: Adoro Cinema.
Meu. Deus.

JÁ AVISO QUE ESSE POST ESTÁ RECHEADO DE SPOILERS, TANTO DO LIVRO COMO DO FILME!

Eu saí da sala de cinema com o seguinte pensamento: "Preciso ler os livros. E ver o primeiro filme. Que filme foda."

Gostei de tudo: Dos efeitos, dos atores, da história. Mas, aí, eu li "Hunger Games" e depois "Catching Fire". E, oh my God. Os roteiristas deviam ter tomado mais cuidado com a Katniss. O negócio é: O livro é narrado por ela e, no filme, fica difícil entender o que ela está pensando. Você saca o que TODOS os personagens estão pensando. Menos ela. Bom, pelo menos eu senti essa dificuldade.
Particularmente, acho que o filme caiu um pouco quando li o livro. Quer dizer, não é só pelo fato de que amo livros (Sério.) mas, como alguém que tenta ser uma boa crítica, eu tento olhar com imparcialidade só que nem sempre consigo fazer isso direito. Deve ser porque acabamos conhecendo mais da Katniss. Sem falar das cenas que não tem no filme.
Tudo acontece muito rápido no longa. No livro, é menos acelerado. A cena da praia ficou bem mais fofa na minha cabeça. Beeeeem mais. Mas tudo bem.

A história é muito boa. Sabe, com todo o negócio da ditadura do Capitol, os games e etc. Achei bem legal. O que mais me chamou atenção foi o mockingjay. Eita passarinho legal :) Não posso dizer o mesmo do pai dele.

A minha cena favorita no livro é a da praia. Já no filme, é quando ela destrói a arena com aquela flecha. Que efeitos são aqueles? *u* E toda aquela tensão... Tipo, OH MY GOD, ELA MORREU! ELA MORREU? OH MY GOD, OLHA ISSO!

Uma cena que se destacou muito foi aquela em que eles estão fazendo a entrevista com o Flickerman. Toda essa cena foi legal. A transformação da Katniss em mockingjay (Tordo, pra quem viu o filme. Se bem que eu só vou ver a tradução da Rocco quando ganhar meu lindo box *u*), os vencedores dando as mãos... Mas eu levantei e bati palmas e mais palmas quando o Peeta falou que eles já estavam casados e que ela tava grávida.

Peeta virou meu personagem favorito. Eu vejo gente babando pelo Gale. Eu sei que o ator que faz o Gale é um gato (Admito que também babei por ele no início), e que o fato de o Peeta ser um ótimo mentiroso desperta um certo... Receio. Mas eu realmente gostei dele, o Peeta é um personagem muito bom. Sem falar no ator que interpreta ele.

Mais um personagem marcante desse cara que não me dou o trabalho de memorizar o nome. Outro foi o Jass, de "Ponte para Terabítia". Tem também o Walter de "Zathura: Uma Aventura Espacial". Tem mais um, mas eu não lembro o nome do personagem. Foi de "O Aprendiz de Vampiro". Se bem que eu não memorizei o nome de nenhum personagem daquele filme o-O Mas eu gostei muito da atuação dele. Torci pra ele mais do que torci pro mocinho xD Sério. O cara só queria sair daquela casa... Se bem que, segundo o vampirão, o sangue dele tinha gosto de "mal". Mas esse não é um post sobre "O Aprendiz de Vampiro". Se bem que, se eu fosse escolher um dos filmes que eu citei pra falar sobre, escolheria "Ponte para Terabítia". Chega de falar do... (Pesquisa no google) Josh Hutcherson. Vamos voltar à Peeta Mellark.

O Peeta é um personagem... Por falta de palavra melhor,vai fofo mesmo. e complexo... Bom, no início de HG eu achei ele complexo. Eu não conseguia entendê-lo. Depois, ficou molezinha. Só consegui entendê-lo bem depois da entrevista em que ele falou que estava apaixonado pela Katniss. E, bem, enquanto parte do meu cérebro compreendia-o, a outra parte o chamava de "mentiroso idiota". Aí, teve aquela ceninha com o Haymitch. E eu vi que yeah, ele era um cara fofo. E faz de tudo pra proteger a Katniss. Ele é tão fofo <3 E um ótimo mentiroso (O que, considerando o que eles passavam, e segundo meu lado maquiavélico, é uma qualidade).

Já Katniss... Katniss é uma personagem muito legal. Ela é impetuosa, impressionante, corajosa, bonita, inteligente... Mas como qualquer personagem de HG, tem seus defeitos e, olha só, é normal. Na moral, se eu passasse por metade do que ela passou, estaria surtando. Eu falarei mais dela quando falar sobre "Mockingjay" (o livro, não pássaro. No Brasil recebeu o nome de "A Esperança". Por favor. Morro falando Mockingjay. É muito mais foda.).

Chega. Já tá bem grandinho. Bom, eu recomendo você assistir os filmes primeiro, depois ler. Se não, você não vai gostar dos filmes. Sério. Mas o filme é bom, é bem fiel. Vamos levar em conta que tem que condensar umas 300 páginas em... O quê? Duas horas? Não dá. A prova disso é O Hobbit. Por falar nele, já viram o segundo? Mas isso é assunto pra outra postagem.

Bye bye o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário